Impermeabilizações

Impermeabilizações por Geomembranas
O produto mais eficaz na proteção do meio ambiente. As geomembranas de polietileno de alta densidade (PEAD) ou de policloreto de vinilo (PVC) vêm-se destacando no cenário internacional como os revestimentos impermeabilizantes de melhor performance para a proteção do solo e de aquíferos da contaminação por líquidos ou gases poluentes.

impermeabilizacao_1impermeabilizacao_2

impermeabilizacao_3
Aplicações
Há uma variedade de utilizações para as geomembranas, entre as quais:
– Charcas;
– Barragens;
– Lagos ornamentais;
– Coberturas;
– Aterros sanitários;
– Selagem de aterros;
– Canais de rega;
– Reservatórios;
– Tanques;
– Aquicultura;
– Contenção secundária;
– Túneis;
– Malha de sombreamento;
– Proteção contra corrosão.

As Geomembranas
As geomembranas são consideradas o produto mais eficaz na prevenção da poluição ambiental, sendo o seu uso exigido pelos organismos ambientais, para diversos tipos de obras. Essa exigência deve-se à sua alta resistência à maioria dos produtos químicos, aliada a uma boa resistência mecânica e aos raios ultravioleta.
Quanto ao acabamento superficial, a geomembrana pode ser: lisa nas duas faces, lisa numa face e texturizada na outra, ou texturizada nas duas faces.
A cor normalmente usada é a preta, no entanto está a crescer a utilização da cor branca numa das faces, para minimizar o efeito da dilatação térmica.

impermeabilizacao_4Instalação
A instalação da geomembrana é simples e rápida. A sua ancoragem, em valas escavadas no solo, é feita em canaletas, abertas na superfície do terreno, distantes da borda do talude da vala 0,50 a 1,0m, dependendo da inclinação e da altura do talude. As uniões (emendas) dos rolos, com largura de 5 a 10,50m para o PEAD e de 1,40 a 2,05m para o PVC e comprimento de 70 a 250m, aproximadamente, são efetuadas por fusão térmica através de máquinas especiais de dois tipos: cunha quente, para soldas lineares e extrusora, para detalhes e uniões especiais.

impermeabilizacao_6impermeabilizacao_5